Idosos e deficientes terão de mostrar carteirinha, válida em todo o território nacional, para usar vagas exclusivas

Idosos e deficientes terão de mostrar carteirinha, válida em todo o território nacional, para usar vagas exclusivas  BLUMENAU - Deficientes físicos e idosos terão uma carteirinha especial para estacionar em vagas exclusivas na Área Azul. A norma entrou em vigor no primeiro dia do ano. As resoluções 303 e 304 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definem as novas regras para uso do serviço, que terá validade em todo o país.

Em Blumenau, a sinalização das áreas exclusivas deve começar segunda-feira. O cadastro dos usuários será feito a partir do dia 18.

Segundo o diretor de Trânsito do Seterb, José Carlos de Oliveira, as áreas exclusivas estão sendo definidas pela Diretoria de Planejamento Viário. Inicialmente, elas vão abranger a região central da cidade e priorizarão locais próximos aos serviços públicos, bancos e hospitais. Segundo a resolução do Contran, a lei exigirá 5% do total de vagas para idosos e outros 2% para os deficientes. A Área Azul de Blumenau conta com mais de mil vagas.

– A partir do cadastramento dos usuários, nós poderemos ter um controle sobre a necessidade ou não da ampliação dessas vagas – explica o diretor de Trânsito do Seterb.

Nos meses iniciais da nova norma, a fiscalização ocorrerá de forma educativa. Agentes de trânsito e monitoras da Área Azul vão informar os usuários das vagas sobre as regras. Adesivos indicativos de deficientes físicos não terão mais validade. Na Área Azul, a apresentação da carteirinha não isenta do pagamento da taxa de estacionamento.

Comentários (0)

Classificado 0 em 5 com base em 0 votos
Ainda não há comentários publicados aqui

Deixe seus comentários

Publicar comentário como convidado.
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Compartilhe sua localização
Digite o texto apresentado na imagem abaixo

Voltar ao topo