Aplicativo pode ser baixado gratuitamente

Está disponível, na página do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - empresa pública de Tecnologia da Informação- um programa baseado em software livre que permite a pessoas cegas, ou com baixa visão, terem acesso ao conteúdo exibido na tela do computador. O aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente, é dirigido a instituições que atendem esse público e já é usado em centenas de telecentros em todo o País.

Chamado de Liane TTS (sigla em inglês para text-to-speech), a ferramenta transforma texto em áudio. Ela analisa as palavras morfologicamente e converte caracteres, abreviaturas e exceções fonéticas.

De acordo com o Serpro, embora o público-alvo seja pessoas com deficiência visual, o programa também é usado por quem tem dislexia e outras dificuldades de leitura, com deficiência severa de fala, bem como por crianças pré-alfabetizadas.

Instalação - Por enquanto, a meta do Serpro é difundir o software no Brasil em parcerias com estados, municípios, universidades, escolas públicas e outras instituições. Para isso, o programa já foi instalado em todos os telecentros da instituição. Além disso, funcionários das sedes regionais do órgão foram capacitados para instalarem o produto nos ambientes do projeto de inclusão digital do Serpro.

Para reforçar a difusão do Liane TTS, será feita, nesta terça-feira (27), a apresentação do programa na sede do Serpro, em Brasília, às 15h, e transmitida, por videoconferência, para Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

O manual de instalação pode ser encontrado na página do Serpro na internet e, em breve, poderá ser acessado no Portal do Software Público Brasileiro. “Estamos providenciando a impressão do manual em braile e uma versão em áudio”, afirma o analista de sistemas do órgão, Cláudio Maia Dallalana.

Para participar da apresentação do programa pela videoconferência, basta mandar solicitação para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Pantanal News

Comentários (0)

Classificado 0 em 5 com base em 0 votos
Ainda não há comentários publicados aqui

Deixe seus comentários

Publicar comentário como convidado.
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Compartilhe sua localização
Digite o texto apresentado na imagem abaixo